Categoria: Consumidor Vegetariano > Viajante vegetariano

Críticas a restaurantes e algumas dicas.

Artigos (12)



Restaurantes mistos

Recentemente no nosso país, temos assistido à abertura de restaurantes semi‑vegetarianos, ou seja, no mesmo espaço servem refeições vegetarianas e carnes, peixes e mariscos. Talvez a principal razão se prenda com a viabilidade dos negócios, atraindo ambos os tipos de clientes, especialmente fora das grandes cidades onde possivelmente seria mais difícil um negócio exclusivamente vegetariano sobreviver.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Cor de Tangerina em Guimarães

Foi uma agradável surpresa descobrirmos, por mero acaso, o restaurante Cor de Tangerina, em Guimarães.
Situado em pleno centro histórico, no topo da colina sagrada, mesmo em frente ao Castelo de Guimarães e aos Paços dos Duques de Bragança, o Cor de Tangerina é um verdadeiro oásis de natureza e sabores.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Macrodelícia

Em Agosto de 2009 passeava a pé, e num grande espaço comercial em obras, no seu exterior já um elemento se destacava: a placa "Macrodelícia" em tons de laranja e verde. "Suspeito" pensei eu...
5 meses depois tenho o prazer de descobrir que de facto um restaurante macrobiótico abriu nos arredores do Porto, mais concretamente junto ao mercado da Areosa, na Estrada Exterior da Circunvalação, mesmo na junção dos concelhos do Porto e de Gondomar.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita à Casa da Horta

Em plena zona histórica do Porto, reconhecida pela UNESCO como património da humanidade, só pela viagem já vale a pena irmos até à Casa da Horta. Pertinho da Ribeira - Rio Douro, portanto - a escassos metros da magnífica Igreja de São Francisco e do conceituado Palácio da Bolsa, a Casa da Horta é um verdadeiro cantinho de surpresas, um refúgio do alvoroço da vida urbana.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Nakité

Lembrei-me de passar pelo restaurante Nakité para almoçar. Foi a primeira vez que lá fui e, embora já tivesse passado muitas vezes em frente à porta, tinha duas ideias pré-concebidas: uma, que era um espaço pequeno; duas, que era caro. Confesso que não sei onde fui buscar essas ideias... deve ser daquelas coisas que ouvimos daqui e dali e tiramos as conclusões sem mesmo conhecer!
O espaço, em si, começou por surpreender-me. Como disse, julguei, pela entrada da porta vista do passeio, que fosse um local bem mais pequeno do que realmente é.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Terra

Faça sol ou faça chuva, passear pela zona do Príncipe Real é, para mim, um dos maiores prazeres desde a infância. A minha mãe ainda mora ali, na Travessa do Jasmim, quase ao lado. Boas e más recordações tenho deste espaço de Lisboa, onde passei a maior parte dos anos da minha vida; das boas guardo um sabor doce com cheiro das árvores do jardim, das más não me lembro já muito bem delas.... hoje, convidei a minha amiga Sofia para partilhar este percurso até chegarmos ao Restaurante Terra, mesmo ali ao lado, na Rua da Palmeira, onde tínhamos que ir “em trabalho” para o Centro Vegetariano! Ela adorou o percurso, a história das plantas e do jardim e, sobretudo toda a história da casa onde hoje se encontra instalado este restaurante.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Green Pepper

Agora, para ususfruir duma excelente comida vegetariana, já não precisa de se dirigir ao centro da cidade de Lisboa e perder horas a tentar estacionar…. Aqui o estacionamento é mesmo muito fácil e se não quiser levar o carro, também tem todos os transportes que servem a zona de Sete Rios e da Praça de Espanha. O restaurante Green Pepper é um espaço muito agradável, dando-nos uma sensação de frescura desde que entramos. O ambiente é muito moderno, em todos os sentidos, a decoração leve e fresca baseada nas cores verde-alface e branco ajuda-nos a “respirar” limpeza e higiene que são visíveis a olho nu. Há qualquer coisa no ar que nos faz sentir que até podíamos não estar em Lisboa!

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao Restaurante Oriente no Porto

O Oriente no Porto situa-se no centro histórico da cidade do Porto, por trás da antiga Cadeia da Relação (zona da Cordoaria, Clérigos e, num raio mais alargado, de Cedofeita, Avenida dos Aliados e Ribeira). O Largo da Cordoaria é amplamente servido pela rede de transportes públicos da cidade do Porto e essa será efectivamente a melhor opção em termos de acesso ao restaurante, já que este se situa num pitoresco emaranhado de ruas antigas e estreitas, onde não é fácil estacionar…

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Suribachi

Com quase 30 anos de existência, o Suribachi é uma das casas mais antigas do país em termos de oferta de produtos e serviços para macrobióticos e vegetarianos, e para todos aqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável. No mesmo espaço agrega uma loja de produtos alimentares, cosmética, suplementos, utilidades, música e literatura; restaurante macrobiótico e vegetariano; padaria/pastelaria; consultas de medicinas e terapias alternativas e workshops de culinária vegetariana, entre outros.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita à Cafetaria O Quintal

Foi por casualidade que descobrimos este espaço tão agradável e acolhedor na cidade do Porto. Situado na zona velha da cidade, mais concretamente numa zona tipicamente rica em eventos de natureza artística e cultural, bem pertinho da Maternidade Júlio Dinis e do Palácio de Cristal, é um sítio agradável, tanto em relação ao espaço em si, como em relação a quem nos atende.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Manual de viagem do vegano/vegetariano

1- O poder da antecipação.
Se tens uma ideia dos locais onde vais passar, não deixes de dar uma olhadela na Internet à procura de restaurantes vegetarianos e, lojas de produtos naturais. As lojas são importantes pois se ficares em alguma pousada da juventude que disponha de cozinha, torna-se tudo muito mais fácil. Infelizmente alguma desta informação encontra-se desactualizada e, já me aconteceu várias vezes ir todo contente à procura dum restaurante e “bater com o nariz na porta”. É também importante descobrir contacto de organizações vegetarianas locais que te podem sempre ajudar e que, regra geral, dispõem de informação mais actualizada. Podes procurar informação em:
http://www.allveggielinks.com/Travel.htm
http://www.veg.org



Ler printer     E-mail   Facebook F



Restaurantes Vegetarianos

O Centro Vegetariano mantém atualizada uma lista de Restaurantes com pratos vegetarianos em Portugal.



Ler printer     E-mail   Facebook F