Categoria: Consumidor Vegetariano > Listas
Listas de sites, lojas, empresas que promovem/não promovem o bem-estar animal ou o vegetarianismo.

Artigos (14)



Natal solidário com os animais

Para além do consumismo que há já algumas décadas caracteriza o Natal, há formas de presentear os nossos familiares e amigos (nesta e noutras épocas) muito mais solidárias e necessárias do que ofertas muitas vezes supérfluas, poluentes e que, indirectamente apoiam os grandes grupos económicos em detrimento dos pequenos e necessitados produtores.

Por isso, compilámos para ti uma lista de entidades às quais podes comprar (e doar!) vários artigos muitas vezes únicos, artesanais, elaborados em materiais ecológicos e que podem ajudar principalmente os animais. A par da compra de artigos, também há a possibilidade de oferecer o apadrinhamento e, claro, adopção responsável de vários animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vídeos sobre vegetarianismo

As imagens, são uma das ferramentas mais poderosas de passar mensagens pois uma imagem vale mais que mil palavras. Muitos filmes, sobre as diferentes facetas do vegetarianismo, estão disponíveis em muitos sítios na Internet. Alguns provocam repugnância, outros chocam e ainda existem os filmes mais suaves, que explicam de uma forma mais educativa a realidade da alimentação. Dos 2 aos 90 minutos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sites que ajudam o planeta

Se és uma pessoa interessada em ajudar os animais e o ambiente, entre outras causas, e usas a Internet, as sugestões de sites que indicamos abaixo permitem-te ajudar e ser activista online, mesmo que não o possas ser no terreno. Basta clicar (diariamente), usar motores de busca ou enviar postais electrónicos para ajudar e fazer a diferença.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Médicos, Nutricionistas e outros Profissionais

Em Portugal muitos profissionais de saúde e nutrição ainda têm apenas uma formação convencional, tornando-se difícil para eles aconselhar pacientes vegetarianos. A dieta mais comum em Portugal é mediterrânica e nem todos os profissionais se sentirão à vontade para aconselhar pacientes ou clientes que seguem um tipo de dieta alternativo.

Esta lista pretende ser uma pequena ajuda para aqueles que, por vezes, procuram uma alternativa ao seu médico de família.  Os médicos, dietistas, nutricionistas, homeopatas, naturopatas ou outros terapeutas referenciados nesta lista foram identificados como profissionais de alguma forma sensibilizados para a alimentação vegetariana. Espera-se, portanto, que proporcionem maior conforto aos clientes ou pacientes que optaram por esse tipo de dieta.

 



Ler printer     E-mail   Facebook F



Hotéis para animais e pet sitting

Se nas férias ou quando viajares não puderes levar contigo o teu animal, podes deixá-lo num hotel/canil ou utilizar um serviço de pet sitting.
A modalidade pet sitting evita que os animais saiam do ambiente a que estão habituados e protege-os de possíveis contaminações e stresse advindos de ficarem num ambiente estranho.
No caso dos hotéis, antecipadamente informa-te das condições de alojamento e dos preços, e se possível visita o local.


Ver lista de Hotéis para Animais e Serviços de pet sitting em Portugal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Centros de Adopção de Animais

São vários os locais onde podes adoptar um animal. Visita páginas da Internet, associações de abrigo aos animais abandonados e canis municipais. Dá prioridade a estes últimos, pois ao adoptares um animal de um canil municipal (que abate os animais) estarás a salvar-lhe a vida!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Alojamentos turísticos que permitem animais

Existem diversos estabelecimentos espalhados por todo o país que permitem a presença de animais de companhia. Se vais de férias ou viajar e queres levar o/a teu/tua amigo/a, telefona para um destes alojamentos de forma a inteirares-te das condições.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Clínicas e Hospitais Veterinários

Existem centenas de Clínicas Veterinárias por todo o país onde podes levar o/a teu/tua amigo/a para ser tratado/a. Por isso, mesmo quando fores viajar, não te esqueças de levar o número de telefone da Clínica ou Hospital Veterinário mais próximo da zona para onde vais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Organizações de abrigo e de promoção ao bem estar animal

Os animais são hoje em dia extremamente abusados e negligenciados pelos humanos. Quer seja em matadouros, laboratórios, na caça, nas touradas, nos canis, etc., os animais continuam ano após ano a sofrer penas das quais são inocentes. Para combater esta situação existem actualmente inúmeras instituições de apoio e abrigo a animais desprotegidos e maltratados. Algumas inspeccionam as condições sanitárias e de transporte de animais para consumo, outras apostam na manutenção dos animais abandonados em canis e gatis onde posteriormente poderão ser adoptados, sem nunca recorrer ao abate (frequentemente levado a cabo por canis/gatis municipais).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Lojas online de produtos veganos, ecológicos e naturais

Esta lista contém lojas virtuais que comercializam produtos naturais e produtos veganos. Se te preocupas em consumir produtos naturais e livres de crueldade, estas lojas são o teu ponto de compras online ideal. Nelas podes encontrar desde cosméticos, produtos de limpeza, alimentos a vestuário/calçado.
Boas compras!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Organizações e sítios de ecologia e defesa do ambiente

Os organismos para a defesa e preservação ambiental têm vindo a desenvolver acções cada vez mais significativas em todo o mundo.
Os ambientalistas focam-se nas maiores ameaças globais, para com a biodiversidade e ambiente do nosso planeta e para isso organizam assiduamente acções de sensibilização às pessoas, governos e indústrias para alertar que é preciso: parar as alterações climáticas; proteger as florestas e a biodiversidade terrestre; salvar os oceanos, parando a sua poluição e exploração rapinadora; acabar com a caça e comércio ilegal das espécies ameaçadas; dizer não ao uso dos trangénicos nos alimentos que consumimos; fazer um consumo de recursos naturais mais responsável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Sítios sobre vegetarianismo e defesa animal

Apresenta-se aqui uma lista das principais páginas Web de associações, grupos ou instituições, nacionais e internacionais, que promovem a alimentação vegetariana como forma de melhorar o bem-estar animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Livros de receitas vegetarianas

Uma das principais coisas que procura um vegetariano são receitas sem carne. Mas nem sempre é fácil encontrar no mercado português um livro de receitas vegetarianas, ou escolher um que se adeque ao que procuramos.
Para te facilitar essa tarefa, elaborámos uma lista de alguns livros de receitas vegetarianas disponíveis nas livrarias portuguesas, ou que se podem adquirir pela internet. Alguns apresentam apenas receitas, outros oferecem ainda informações várias sobre a alimentação vegetariana. A maioria abrange todo o tipo de pratos e de ingredientes. Outros, no entanto, são mais restritivos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Restaurantes Vegetarianos

O Centro Vegetariano mantém atualizada uma lista de Restaurantes com pratos vegetarianos em Portugal.



Ler printer     E-mail   Facebook F