Figos - fruta que adoça o fim de Verão
Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro Pesq. Avançada
    

E-mail*:
Palavra-passe*:
Tópicos
AlimentaçãoConsumidor VegetarianoDefesa AnimalIniciação...Meio AmbienteNotíciasObservatórioPessoasSaúde
Páginas
Úteis
Mais...
Sócios
Destaques

logo Facebook

Símbolo vegan, logótipo do Centro Vegetariano

Figos na figueira Figos na figueira

Figos - fruta que adoça o fim de Verão

O figo (Ficus carica) é uma fruta doce e suculenta, da época do fim do verão e início do outono, com vários benefícios para a saúde. Existem mais de 750 tipos de figo, como os figos roxos, verdes, amarelos e pingo-de-mel. Os figos podem ser consumidos frescos, secos, em compota, ou em diversas receitas. As folhas da figueira também podem ser utilizadas para chá.História
A figueira teve origem na região do Mediterrâneo, durante a Idade da Pedra. Foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo Homem, e os seus frutos são muito apreciados desde a Antiguidade. Na Grécia, por exemplo, faziam parte do prémio atribuído aos vencedores dos Jogos Olímpicos. Xerxes, o rei persa, após ser derrotado pelos gregos na batalha de Salamina, em 480 a.C., comeu figos de Ática para se recordar de que não conseguira conquistar a terra onde aquela fruta crescia. Já Plínio, um reconhecido escritor romano, atribuía aos figos qualidades medicinais, afirmando que estes eram “restaurativos, aumentam a força das pessoas novas e mantêm os idosos com boa saúde”. Em finais do século V, por altura da queda do Império Romano, a figueira espalhou-se pela Europa, chegando então a Espanha e a Portugal. Durante a época dos Descobrimentos, a árvore chegou ao continente americano.

Benefícios
1. Combate a prisão de ventre/ Ajuda na saúde digestiva - O figo contém boas quantidades de fibras, que favorecem a eliminação das fezes e o bom funcionamento do intestino.
2. Ajuda na perda de peso – Por ter boas quantidades de água e fibras, ajuda a prolongar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.
3. Previne o envelhecimento precoce da pele - A presença de vitaminas B e C, assim como compostos antioxidantes como antocianinas, quercetina e limoneno, ajudam a prevenir as rugas e a flacidez da pele. As propriedades anti-inflamatórias presentes nalguns componentes desta fruta ajudam também a combater inflamações como a acne.
4. Saúde óssea - O figo é muito rico em cálcio, fósforo e magnésio, minerais que participam na formação e manutenção da saúde dos ossos, ajudando a evitar a osteoporose. Por cada 100 gramas desta fruta estamos a ingerir cerca de 16% da dose diária recomendada de cálcio.
5. Controlo do colesterol - O figo é rico em fibra, cuja ingestão leva a uma menor absorção da gordura dos alimentos no organismo. Dessa forma, o consumo de alimentos com fibra ajuda a regular os níveis de colesterol LDL e de triglicéridos no sangue. Também se pode utilizar uma infusão de folhas de figueira para este efeito.
6. Previne o risco de cancro – Por ser rico em antioxidantes, o figo ajuda a combater o excesso de radicais livres e a fortalecer o sistema imunitário, diminuindo assim o risco de cancro.
7. Fortalece o sistema imunitário - O figo contém vitamina C e compostos antioxidantes, como flavonoides, carotenoides e quercetina, que fortalecem as células do sistema imunitário contra infeções e inflamações, ajudando na prevenção da gripe, constipação e rinite alérgica.
8. Ajuda a prevenir a diabetes - Rico em antioxidantes, ajuda a fortalecer e proteger as células do pâncreas dos radicais livres, equilibrando os níveis de insulina e evitando a diabetes e resistência à insulina. Como tem boas quantidades de fibras, nutriente que diminui a velocidade de absorção do açúcar no organismo, ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue.
9. Evita a pressão alta – Por conter potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio, o figo favorece a redução da pressão arterial, o que ajuda a prevenir o aparecimento de algumas doenças cardiovasculares, como a hipertensão.
10. Constitui uma fonte natural de energia - A fibra, os hidratos de carbono simples e o magnésio presentes no figo ajudam a combater a fadiga e a repor os níveis de energia


Características botânicas
A figueira é uma árvore de clima temperado, de folha caduca e que chega aos três metros de altura. É exigente em humidade, e necessita de muita luminosidade e temperaturas elevadas para se desenvolver com vigor.
Apesar de todos o conhecermos como um fruto, o figo é na verdade uma inflorescência, ou seja, uma flor invertida. As suas flores abrem-se dentro de um recetáculo carnudo, que, mais tarde, amadurece e converte-se no fruto que comemos. Cada flor produz um único fruto, denominado aquénio, e o figo consiste em vários aquénios, que são frequentemente confundidos com sementes.


Referências:
• Árvores que se comem. Folhas, frutos e sementes., Fernanda Botelho, Dinalivro (pág. 103)
• https://blog.clevermeals.co/figo-fruta-da-epoca/
• https://www.meiaduzia.com/blogs/novidades/figo-pingo-mel?srsltid=AfmBOoo-Zx5Z74LSrxPY4VemVC0ml8BrdtbrjkIM6VgNQ5L_CqGTrYTm
• https://pt.wikipedia.org/wiki/Figueira-comum
• https://www.tuasaude.com/figo/



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-638-Figos.html

Inserido em: 2025-09-19 Última actualização: 2025-09-19

Comentar printer     Facebook F

Pessoas > Ísis Mendes
Alimentação > Alimentos > Frutos