Categoria: Iniciação... > Transição

Artigos (4)



Guia de sobrevivência para vegetarianos – o dilema do centro comercial e do hipermercado

Apesar de o vegetarianismo já existir há muito tempo entre nós, ainda hoje, por vezes, se verifica alguma dificuldade em encontrar produtos e refeições fora dos locais especializados neste tipo de alimentação. Por vezes a deslocação a estes locais torna-se inviável, seja por condicionantes de tempo, condicionantes económicas, ou simplesmente porque um grupo de amigos decidiu comer num local pouco amigo dos vegetarianos.
Por todos estes motivos, este pequeno guia tem como objectivo fornecer as ferramentas que dêem ao vegetariano a possibilidade de se desenvencilhar facilmente em alguns locais, bem como evitar que alguns aspirantes a este regime alimentar pensem que é complicado seguir este tipo de alimentação por não ser fácil arranjar refeições e produtos adequados no dia-a-dia.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Método dos 3 passos

Tornando-te Vegetariano

Se pensas tornar-te vegetariana(o) por razões de saúde, vais gostar de saber que há uma grande vantagem adicional nesta dieta: é delicioso e divertido explorar novas comidas. Uma refeição vegetariana pode ser tão familiar como esparguete com molho, tão reconfortante como uma taça de uma cremosa sopa de cenoura, ou tão exótica como feijão preto das caraíbas com tomates em escabeche.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Escolher alimentos ao longo do dia

Para uma boa saúde há que descobrir como abastecer o corpo com todos os nutrientes necessários ao longo do dia. De acordo com as características dos vários alimentos, e tendo em conta o seu conteúdo em nutrientes e as necessidades que temos de cada um, as dicas que se seguem oferecem-te orientações quanto à quantidade e tipo de alimentos.
Tem em atenção que o número de porções varia com as necessidades específicas de cada pessoa e que deves procurar variar o mais possível dentro dos vários grupos de alimentos. É muito importante variar, para evitar a monotonia alimentar, muito prejudicial ao organismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como entrar no vegetarianismo / veganismo

A mudança de alimentação, por muito benéfica que seja, não convém ser radical. Deve ser progressiva, de modo que a adaptação do corpo seja gradual. É importante para um vegetariano/vegano que tenha uma opinião esclarecida sobre alimentação e as transformações que irão ocorrer.


Ler printer     E-mail   Facebook F