Categoria: Notícias > Notícias 2008
Notícias divulgadas no ano de 2008

Artigos (15)



7º Aniversário - mais um ano a promover o vegetarianismo

20 de Outubro de 2008: O Centro Vegetariano festeja 7 anos!
O Centro Vegetariano começou com 1 página temática, hoje já conta com 6 (página principal, receitas, literatura, classificados, fórum e galeria) e mais um chat e uma loja online que já tem mais de 200 referências de produtos vegetarianos e cujos lucros têm sido aplicados nas despesas de funcionamento da associação e na oferta de ração vegetariana a associações de protecção animal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Debate promovido pela Acção Animal Debate promovido pela Acção Animal

Semana Vegetariana 2008 – um sucesso a repetir

De Braga a Faro, do Fundão à Figueira da Foz, no mundo virtual do ciberespaço, o país mexeu de 29 de Setembro a 05 de Outubro!
Restaurantes, lojas, clubes, associações, num total de mais de 35 entidades em 12 localidades diferentes, fizeram da primeira Semana Vegetariana um sucesso a repetir!

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dia Mundial do Vegetarianismo - mensagem da EVU

* Partilha, faz algo por alguém hoje*
Para o Dia Mundial do Vegetarianismo este ano, porque não pensares em fazer algo a favor de alguém ou uma boa-acção. Ser um vegetariano apaixonado significa também aquilo que podemos fazer pelos outros assim como o que podemos fazer pelo vegetarianismo, por isso porque não combinar ambas.
Aqui ficam algumas ideias sobre o que pode(s) fazer (bem como alguns links de recursos no final da página):

Ler printer     E-mail   Facebook F



Semana Vegetariana

De 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2008, diversas entidades promovem, pela primeira vez, a Semana Vegetariana. São sete dias, dedicados à promoção de um estilo de vida saudável, ético e ecológico.
Esta semana inclui o Dia Mundial do Vegetarianismo (01 de Outubro) e o Dia do Animal (04 de Outubro).
O objectivo principal da Semana Vegetariana é a promoção e divulgação do vegetarianismo, enquanto estilo de vida mais saudável, ético e ecológico.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Centro Vegetariano no Congresso Vegetariano Mundial

De 27 de Julho a 2 de Agosto, o Kulturpalast em Dresden, Alemanha recebeu o 38º Congresso Vegetariano Mundial. O evento foi organizado em Dresden este ano para comemorar o centenário da União Vegetariana Internacional, e teve como mote “100 Anos da Revolução Alimentar”.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Manifestação em Dresden sobre caso da Áustria Manifestação em Dresden sobre caso da Áustria

Vegetarianos solidários com activistas austríacos

Durante a realização do Congresso Vegetariano Mundial da IVU, realizou-se, provavelmente, a maior manifestação de solidariedade para com os activistas de direitos dos animais presos desde 21 de Maio, na Áustria.
No dia 30 de Julho, na cidade de Dresden, Alemanha, centenas de pessoas de variadas nacionalidades manifestaram-se, durante 2h, em frente ao consulado austríaco.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Preocupação com a violação de Direitos Humanos na Áustria

Carta Aberta a José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia

Na manhã de 21 de Maio, 23 apartamentos e escritórios foram invadidos por polícias armados, apontando armas à cabeça de pessoas assustadas.
Computadores e documentos de algumas organizações não governamentais foram confiscados, amputando-as severamente ou mesmo paralisando as suas actividades.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Centro Vegetariano na escola de Pedrogão Grande

No dia 7 de Junho, o Centro Vegetariano esteve na escola EB2,3 Miguel Leitão de Andrada, em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, a promover um workshop de cozinha vegetariana para pais, professores e funcionários.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Autoras do trabalho da Área de Projecto sobre vegetarianismo Autoras do trabalho da Área de Projecto sobre vegetarianismo

Vegetarianismo chegou à escola

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, quatro alunas do 12º ano da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, realizaram um trabalho sobre vegetarianismo. Durante todo o ano lectivo fizeram uma vasta pesquisa sobre este tema, conversaram com muitas pessoas vegetarianas e com especialistas na área da saúde, de modo a descobrirem o que está por detrás deste, tão ouvido, mas pouco conhecido, conceito.

Ler printer     E-mail   Facebook F



2ª Carta Aberta a educare.pt

A propósito do texto Vantagens e riscos de uma alimentação vegetariana (II) da nutricionista Paula Veloso, publicado em www.educare.pt, segue-se uma segunda Carta Aberta do Centro Vegetariano.

Na sequência do v/ segundo artigo sobre “Vantagens e riscos de uma dieta vegetariana”, cumpre-nos tecer os seguintes comentários:

Ler printer     E-mail   Facebook F



Centro Vegetariano na Convenção Divina Cozinha Saudável

No dia 19 Abril, o Centro Vegetariano esteve presente no Casino da Figueira da Foz na Convenção "Divina Cozinha Saudável".
A Convenção incluiu palestra sobre alimentação saudável, que contou com a presença de Paulo Mendes (nutricionista do Hospital da Figueira da Foz), João Breda (especialista em nutrição infantil) e Cristina Rodrigues (Centro Vegetariano). A seguir à palestra seguiu-se um coffe break, um Show cooking com Chakall (chefe e autor do livro "Cozinha Divina") que confeccionou chili vegetariano e strogonoff vegetariano, e um jantar buffet vegetariano.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Carta Aberta a educare.pt

A propósito do texto Vantagens e riscos de uma alimentação vegetariana da nutricionista Paula Veloso, publicado em www.educare.pt, segue-se uma Carta Aberta do Centro Vegetariano.


Antes de mais, gostaríamos, em nome do Centro Vegetariano, de felicitar o sítio educare.pt e a nutricionista Paula Veloso por abordarem um tema como o Vegetarianismo, que certamente interessa a uma vasta fatia da população e tem apresentado um crescimento significativo no nosso país – bem hajam, e esperamos que não seja a última vez.

Ler printer     E-mail   Facebook F



stand do Centro Vegetariano na Feira Alternativa stand do Centro Vegetariano na Feira Alternativa

Lisboa Alternativa 2008

De 28 a 30 de Março, decorreu na Cordoaria Nacional, em Lisboa, pelo terceiro ano consecutivo a Feira Alternativa. O Centro Vegetariano mais uma vez esteve presente e faz um balanço muito positivo da sua participação.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianismo, no JN

Na edição de dia 9 Fevereiro, sábado, do Jornal de Notícias, no suplemento Viva+ (no interior do jornal), saíram 3 páginas dedicadas ao vegetarianismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Carta Aberta Visão/SIC

Antes de mais, gostaríamos, em nome do Centro Vegetariano, de felicitar a Visão e a SIC por abordarem um tema como o Vegetarianismo, que certamente interessa a uma vasta fatia da população e tem apresentado um crescimento significativo no nosso país – bem hajam, e esperamos que não seja a última vez.

Ler printer     E-mail   Facebook F